NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

terça-feira, 29 de abril de 2014

Caminhos: Ìretè-Sé - conflitos que levam à derrota

Em Neon: terça-feira, 29 de abril de 2014



Frase de Ifá: "Aquele que colide com espinhos, os espinhos o ferirá. Aquele que colide com o espinho Esú, o espinho de Esú o fará mal."

Seguindo nosso caminho com a orientação de Ifá do Odu Irete-Se, que avisa de conflitos no âmbito social que impendem o crescimento ou levam a derrota. O preconceito, o racismo e a homofobia são doenças sociais que muitos de nós temos que combater quando almejamos um novo cargo, uma promoção ou simplesmente nos mantermos onde estamos profissionalmente. Brigas, fofocas, intrigas, inveja e desentendimentos muitas vezes são estimulados por aqueles que querem o nosso mal. Sem forças, orientação e auxílio acabamos derrotados.

A frase de Ifá que diz “Aquele que colide com espinhos, os espinhos o ferirá. Aquele que colide com o espinho Exú, o espinho Exú o fará mal.”, nos avisa que não devemos bater de frente com o mal, alimentá-lo ou pagar na mesma moeda, pois não se bate de frente com o espinho sem sair ferido.

Quando cultuamos Exu, Orixá guardião, senhor dos caminhos e da comunicação, dizemos assim: Esu emi kosi ota, ota mi ota ty, baba! Exu eu não tenho inimigos (não trato ninguém como inimigo, não quero o mal de ninguém), meus inimigos (quem me trata como inimigo) é seu inimigo, pai! Dessa forma mantemos nossa conduta e aquele que colide com o espinho Exú, o espinho de Exú o fará mal.

Nunca se esqueça que você não está sozinho na sua caminhada e o seu sucesso depende das suas ações.
Axé!

Por: Káriláde 



Káriláde - Sacerdote de Orixá, pesquisador e membro do CETRAB - Centro de Tradições Afro-brasileiras.  Terça: dia da Vitória na cultura Iorubá.
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code