Ingleses e Galeses conquistam o direito ao casamento homoafetivo |
Desde sábado, 29-03, a união civil homoafetiva é permitida na Inglaterra e no País de Gales, pois agora é lei.
Essa foi a última etapa de uma longa batalha pela igualdade jurídica para gays e lésbicas nos dois países britânicos.
Na passagem de sexta para sábado, vários casais fizeram suas cerimônias para serem os primeiros casais a estarem casados legalmente após a lei entrar em vigor.
Além do casamento, entra juntamente em vigor, o direito de adoção pelos casais e a condição permitida pela lei de homossexuais terem relações sexuais a partir da mesma idade que casais do sexo oposto.
O primeiro-ministro, David Cameron (foto ao lado), destacou se tratar de um “momento importante para o nosso país. Na Grã-Bretanha, já não importa se você é hétero ou homossexual, o Estado reconhecerá sua relação igualmente”, disse Cameron.
Apesar de legal, a igreja não será obrigada a oficializar os casamentos e nem poderá abençoar o casal.
A lei, no entanto, não é valida em todo Reino Unido. A Irlanda do Norte não permitirá união civil entre pessoas do mesmo sexo, segundo o Poder Executivo.
Imagem: Google
Por: Eduardo Moraes
Eduardo Moraes é jornalista formado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) além de fotógrafo há 15 anos. Em seu curriculum estão o Jornal e Site Abalo, a Exposição O "T" da Questão e o Livro Avesso - Meu Lado Certo. Atualmente é editor-chefe do site www.EmNeon.com.br.