NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

quarta-feira, 12 de março de 2014

Divertidíssima: Marcello Taurino responde 'Ouro, Prata ou Lata'

Em Neon: quarta-feira, 12 de março de 2014

A noite LGBT carioca é quente como seu clima. Dentre tantas estrelas que brilham nos palcos da Cidade Maravilhosa, destaca-se Marcello Taurino, que faz a arte do transformismo com amor e dedicação trazendo a seu público uma variada gama de personagens que vão de Madonna, passando por Michael Jackson ou simplesmente nos traz a saudade dos balangandãs de Carmen Miranda. Ele é um artista completo. 

Com grande satisfação, a redação Em Neon convidou Taurino para assinar essa coluna, sendo a primeira personalidade a responder o Ouro, Prata ou Lata. Daqui para frente ele é quem entrevistará personalidades para o deleite de você leitor. 

Seja bem vindo Marcello Taurino!  

O propósito dessa brincadeira é dar valor a coisas e pessoas.
O convidado deve pontuá-lo da seguinte forma:

Ouro: 
Para coisas realmente
 valiosas dignas de aplauso.
Prata: 
Para coisas boas, 
mas não tão valiosas assim.
Lata: 
Para coisas sem valor,
desprezíveis, um lixo.

Confira agora as respostas de Marcello Taurino:

AMIGOS
A gente não os escolhe, pois assim como os AMORES, eles simplesmente são escolhidos pelo nosso coração! AMIZADE é um dos grandes tesouros da vida, pois AMIGO é a FAMÍLIA que o nosso sentimento escolhe. 


DROGAS 
Acho as drogas importantes enquanto medicamentos. Também não podemos negar que álcool, em doses moderadas, pode sim fazer bem ao ser humano. Mas quando nos referimos às drogas ilícitas, essas sim são um verdadeiro perigo (as quero bem longe de mim) e justamente por esse motivo é que elas são importantes na nossa vida, mas no sentido de ficar ALERTA (principalmente pra quem tem filh@s e sobrinh@s)!

CAMISINHA 
Importantíssima na vida de qualquer indivíduo com vida sexual ativa! Se você juntar CAMISINHA + INFORMAÇÃO e praticar essas duas coisas juntas, praticamente não vai ter com o que se preocupar, pois ela é o muro que muitas vezes pode dividir a vida da morte, já que muitas DST’s podem levar o indivíduo a óbito ou com sequelas para o resto da vida! 

FACEBOOK
É uma ferramenta muito útil, mas assim como qualquer outra, precisamos fazer bom uso dela! Hoje em dia, vemos muitas pessoas perdendo tempo com coisas bobas no Facebook (briguinhas, fofoquinhas, intrigas, etc.), mas também tem uma galera que sabe aproveitar bem os recursos da rede social e a usa com um pouco mais de clareza e lucidez, inclusive dando visibilidade a temas que necessitam ser discutidos em sociedade ou simplesmente divulgados, para que mais pessoas tenham acesso à informação! É claro que cada um tem direito a usar o Facebook como bem entender, mas se a gente fizer isso com um pouco mais de lucidez, nossas horas na rede podem nos render muito mais lucros do que prejuízos!    

FAMÍLIA
Ela é a base do ser humano! Uma pessoa sem família é uma pessoa “sem estruturas”! A família consanguínea é extremamente importante, porém, essa família nem sempre é a que nos acompanha durante a vida, pois sabemos que muitas delas são formadas por membros que o coração escolheu e acolheu e essas, são tão legitimas como qualquer outra! O que define família? Na minha opinião, é o tipo de relação que você constrói com o outro membro que a compõe (membro consanguíneo ou não) e isso inclui também os animais! Todos os animais que eu criei fizeram sim, parte da minha família, pois nós nos amamos e nos cuidamos, da mesma maneira como aconteceu com outros membros que a legitimaram! Família não é somente sangue na veia, mas sim a somatória dessa construção: Amor, carinho, lealdade, zelo, respeito, solidariedade, amizade...

MARCELLO TAURINO 
Mas é claro que vou dar OURO pra mim, né? (risos) Por si só, já penso que cada indivíduo é especial e importantíssimo no mundo, mas se somarmos a minha contribuição (enquanto pessoa pública e também anônima) às lutas cujos temas precisam urgentemente de uma solução ou de certo direcionamento, é óbvio que isso tem sim um saldo (enquanto resultado concreto), super positivo!!! Já trabalhei junto com o movimento LGBT dentro de uma das mais importantes instituições deste segmento por cerca de sete anos, inclusive coordenando algumas edições da Parada do Orgulho LGBT-Rio. Atuando também com o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, desde 2005 dialogamos com a população sobre homofobia. Em meus shows sempre promovo ações de prevenção às DST/HIV/AIDS, distribuindo preservativos e incluindo shows temáticos abordando essa questão. Há cerca de cinco anos sou voluntário na FIOCRUZ, contribuindo com uma importantíssima pesquisa que acontece em seis países em prol da prevenção do HIV/AIDS, entre várias outras contribuições também com o meio ambiente, através do meu trabalho artístico envolvendo a reciclagem de materiais e customização dos mesmos, etc. Não quero que pensem que estou dizendo que “eu sou o cara”, mas apenas que entendam que cada um de nós pode fazer uma parte daquilo que precisa ser feito, para que possamos melhorar a qualidade das nossas vidas (em todos os sentidos)!    

NOITE CARIOCA 
É inegável a importância da noite carioca, já registrada até em filmes internacionais (alguns deles estrelados pela saudosa Carmen Miranda), mas de uns tempos pra cá, essa “noite” vem perdendo parte de seu brilho devido à “elitização” de certos lugares que deveriam ser populares, a falta de segurança e de opções relevantes de entretenimento, do “abandono” que atualmente a cidade vem enfrentando e uma série de outros problemas! Torço por mudanças em todos esses sentidos, pois com várias questões necessitando de soluções, podemos estar a alguns instantes de uma noite cada vez mais “decadente” (isso serve inclusive para outras cidades também)! 

FELICIANO 
Lamentável a existência de um ser humano com tanta falta de amor dentro de si!



FUTURO 
A Deus pertence e Ele pode ajudar a moldar esse nosso futuro de acordo com aquilo que desejamos, mas é óbvio que precisamos fazer a nossa parte, até porque, o futuro é a reação da nossa ação no presente, mediante as nossas vivências no passado, então, não adianta ficarmos pedindo a Deus e esperar Ele nos dar, pois não é assim que a vida funciona! Ela não é feita somente de sonhos e desejos, mas sim das ações que permitem concretizarmos nossos anseios! O universo conspira a favor, desde que ajudemos a provocar essa ação! 

MÚSICA 
Todo tipo de manifestação artística é sempre bem vinda, mas a música é uma das mais agradáveis e constantes em nossas vidas (a música dos pássaros, as das cantigas de roda, as dos sinos da igreja e/ou do Papai Noel, as que nos fazem lembrar aqueles momentos e pessoas especiais, etc, etc, etc.)! Música é alegria, é tristeza, é sentimento. Música é vida e eu adoooooooooooo!!! Simplesmente não consigo imaginar o mundo sem som (e sem som significa: sem música)!

RELIGIÃO 
É o mal da humanidade! Em nome dela, as pessoas são intolerantes, se guerrilham, matam e causam outras inúmeras desgraças em geral! O que é relevante na vida do ser humano não é a religião em si, mas a sua religiosidade, pois é ela quem te põe em contado com Deus (seja Ele qual for dentro da sua crença) e isso é outra coisa, né? SALVE A RELIGIOSIDADE!!!

JANET JACKSON 
É uma artista super comprometida com as causas sociais e já conseguiu mudar a vida de boa parte da população abraçando essas causas! É também uma divisora de águas na indústria da música feminina e uma forte influência para todas as gerações de artistas consagrados hoje em dia (Beyoncé, Jennifer Lopez, Justin Timberlake, Brunno Mars, Britney Spears, entre muitos outros)! Penso ser louvável termos artistas com a visibilidade dela, dedicarem parte do seu tempo ou da renda de seus shows e produtos para ajudarem aqueles que necessitam. Janet é praticamente uma das únicas artistas que sempre traz em seus CDs/DVDs o símbolo de luta contra o HIV/AIDS. Ela virá ao Brasil em abril (2014) para receber uma homenagem da amfAR (instituição beneficente que visa arrecadar fundos para pesquisas e tratamentos contra a AIDS)! Ela é um ícone!

FAMA 
É importante quando se faz necessária certa “visibilidade” de algo ou alguém! Ser famoso é o mesmo que ser popular, e quem é popular (querendo ou não) acaba atraindo um pouco mais facilmente os “olhares” para si, e isso pode contribuir bastante quando temos uma pessoa famosa abraçando um tema importante para a sociedade, pois isso pode fazer com que essa parcela da população receba mais abertamente esses temas e consiga refletir melhor a respeito deles, e possivelmente se sinta motivado a transformar essa realidade!

PASSADO 
Uma pessoa sem passado simplesmente não existe, pois ele mostra quem você é!!! Sem passado não existe presente e muito menos futuro e é ele quem vai influenciar o seu momento atual e projetar o que você pode vir a construir/conquistar! Ninguém deve viver de passado, mas negá-lo e esquecê-lo é sim um erro! Devemos olhar pra ele como as páginas escritas de uma estória, que a cada momento registramos em um livro e que, a partir disso, podemos “direcionar” os desfechos (sim, podem ser vários) dessa trama que é a nossa vida!

POLÍTICA 
Viver já é por si só, um ato político! Mesmo que a gente diga que não gosta dela, ainda assim, precisamos aprender a lidar com a mesma, pois estamos sendo políticos até mesmo quando a gente tenta não desagradar alguém, então... Não tem como fugir dela! Quanto à política implantada em nosso país... Nossa!!! Essa é de doer!

PRECONCEITO 
É triste e todo mundo tem preconceito de algo (repito: todo mundo tem), mas o mais importante é a gente aprender a lidar com ele, pois somente identificando, assumindo e tratando dele é que podemos um dia conseguir eliminar o mal causado por ele! Preconceito não faz bem a ninguém e é uma “enfermidade” que precisa ser tratada o quanto antes!  

VELHICE 
Tá chegando (risos). Brincadeiras à parte, não tenho problemas com isso (faz parte do ciclo da vida e é a concretização de parte do FUTURO), mas infelizmente muita coisa precisa ser melhorada para os idosos do nosso país! É vergonhosa a esmola que o governo chama de "aposentadoria" e a forma como tratam os aposentados (isso quando esse contribuinte consegue, enfim, se aposentar). Já no segmento LGBT, é outra vergonha ver “@s novinh@s” esnobarem aquel@s que trilharam e abriram os caminhos, para que el@s pudessem hoje dar seus "closes" pra lá e pra cá, com um pouquinho mais de liberdade! Isso precisa mudar!!!  

RIO DE JANEIRO 
É um cartão postal conhecido internacionalmente, uma cidade com tudo pra arrecadar fortunas com turismo e permitir melhor qualidade de vida pra quem vive aqui, mas é uma pena que muitos cariocas não conheçam os pontos turísticos da própria cidade em que vivem, devido aos altos preços de ingressos, a falta de segurança e de transporte em certos horários e para lugares específicos! É a minha cidade e mesmo com todos esses problemas, não me vejo vivendo fora dela! Amo o Rio e torço para que essa “nuvem turva”, que está sobrevoando esse pedaço do Brasil, seja levada pelos bons ventos! Precisamos de administradores competentes governando o nosso Rio, mas isso só será possível se nós formos competentes na hora de eleger esse pessoal, né? “O Rio de Janeiro continua linnnndooo...”, no cartão postal, mas na realidade é “Rio 40 graus, cidade maravilha purgatório da beleza e do caos...”.  

RIVALIDADE 
Ela muitas vezes não passa de um show de EGOS INFLAMADOS e isso é completamente dispensável! Detesto rivalidades, pois isso não contribui em nada de positivo na vida de ninguém! Fica uma eterna disputa de quem é @ melhor, @ mais “bam bam bam” e no fim das contas, tudo termina em desgaste e exposição, de ambas as partes! Nota zero pra rivalidade!!! 

TRANSFORMISMO 
Uma profissão para poucos, pois apenas poucos entendem exatamente a essência deste trabalho e apresentam performances realmente significativas e condizentes com ela! É uma pena que hoje em dia não tenhamos muitos artistas desse segmento apresentando trabalhos relevantes! Atualmente temos muitos nomes circulando pelo cenário LGBT, mas a maioria são apenas CLOSISTAS, sem compromisso com a arte em si e um artista que se propõe a realizar a arte transformista precisa, antes de qualquer coisa, ser um ator/atriz que não tenha medo de se “transformar” em cena, seja em uma personagem glamorosa ou esfarrapada, feia ou bonita, jovem ou velha, homem ou mulher e por aí vai! Particularmente, me atrai muito mais poder escolher e ser quem eu quiser, aceitando e encarando os desafios de estar em cena, sempre com uma cara nova! Penso ser inspirador o trabalho de artistas como Paula Braga, Regine de Mônaco, Fujika di Halliday, Camille K, do saudoso Erick Barreto, entre outros, que sempre se permitiram estar em cena com um trabalho completamente diferente do outro! SALVE A ARTE TRANSFORMISTA!

VENENO 
Todo mundo tem o seu (e em alguns momentos da vida a gente solta no outro)! O mau uso pode matar ou gerar graves sequelas, porém quando usado corretamente, é um excelente antídoto! Cabe a cada um descobrir como, quando e o que fazer com o seu!!!

Foto: Revista O Globo
A Redação


Marcello Taurino (do signo de touro) é técnico em contabilidade e iniciou sua carreira artística nos anos 90. É ator performer, audiomaker, videomaker, ativista/militante LGBT, dançarino e aderecista, entre outras aptidões.

 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code