NOVIDADES

COMPORTAMENTO

sexo

Vídeos

Arquivo Em Neon

terça-feira, 4 de março de 2014

Curiosidades: 10 lendas urbanas

Em Neon: terça-feira, 4 de março de 2014

Os sanduíches do Mc Donalds são feitos de carne de minhoca? Calma não precisa deixar de fazer seu lanchinho em uma das lojas de Fast Food mais famosas do mundo. Isso não passa de mais uma lenda urbana que povoam o imaginário coletivo de algumas pessoas.

As lendas urbanas são aquelas histórias que ouvimos falar, carregadas de teor sensacionalista, espalhadas de forma oral ou amplamente divulgadas pela internet, mas na verdade não passam de folclore.
Agora faça um teste para saber se você já acreditou ou acredita em alguma dessas 10 lendas e mitos que separamos para você.

1 – A loira do banheiro
Existe várias versões desta lenda, mudando de estado para estado. Mas o teor é quase sempre o mesmo: uma beldade loira (aluna ou professora) que aparece nos banheiros dos colégios aterrorizando alunos que matam aula. Apesar de linda ela aparece coberta de algodão nas narinas, olhos e feridas na pele.

2 – Nós usamos apenas 10% dos nossos cérebros
Esse é um mito muito famoso, mas completamente falso, pois nossa capacidade cerebral é muito explorada e os nossos cérebros são muito bem usados.

3 - Açúcar deixa crianças hiperativas
Muito foi e ainda é estudado a respeito, mas a maioria dos pesquisadores não conseguiu provar que o açúcar seja o causador desse efeito nas crianças. Portanto: lenda.

4 – O Homem do Saco
Pura invenção utilizada pelos pais para amedrontar crianças malcriadas. Utilizam a pobre figura de mendigos para colocar medo nos pequenos mais levados. Os pais assustam as crianças dizendo que um velho com um saco nas costas leva embora as criancinhas arteiras.

5- Goma de mascar fica no estômago por 7 anos
Desde criança você morreu de medo de engolir um chiclete por que alguém disse que ele demoraria sete anos para ser digerido ou que ficaria grudado em seu estômago? Pois sofreu a toa. Assim como muitos alimentos que ingerimos e que não são totalmente digeridos, mas são eliminados pelo intestino, o chiclete sofre o mesmo processo. Ou seja, não se preocupe, pois se você engoliu ou engolir uma goma de mascar, ela será eliminada nas fezes.

6 - A Muralha da China pode ser vista do espaço
Desde 1972, quando o astronauta americano Gene Cernan voltou da missão Apollo 17 e disse que, em órbita a 320 quilômetros da Terra, tinha visto a Muralha da China, o mundo passou a acreditar nessa história. Por ironia do destino, em 2003, o astronauta chinês Yang Liwei, que deu 14 voltas ao redor da Terra, procurou, procurou, mas nada viu da muralha. O fato é que ela é muito estreita e sua construção foi feita com blocos de pedra de cor semelhante à do solo. O fato abalou o governo chinês que sentiu-se na obrigação de retirar das cartilhas escolares a informação do equivoco.

7 – A noiva cadáver
Lenda brasileira que narra a triste história de uma bela moça, que como tantas outras, tinha o sonho de casar, mas no dia de realizar seu desejo, morreu no baile do seu casamento. Desesperado, o noivo implorou por sua volta. Passaram-se dois meses, e no mesmo salão aonde foi realizado o baile, ela apareceu dançando. Logo depois em uma casa noturna, depois em outra e assim nasceu a lenda, que dizia que a noiva cadáver convidava um rapaz para dançar e pedia para que este a levasse para casa. Há duas versões para o final dessa história: 1) Que o rapaz era levado para o cemitério; 2) Era levado para a igreja e teria que correr muito, para não ser levado junto com ela.

8 - Manga com leite mata
Puro mito. A lenda teve início no dito popular “A manga de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite, mata”, onde os Senhores advertiam seus escravos para que os mesmos não degustassem a fruta, considerada nobre. O leite, naquela época, havia em fartura nas fazendas e geralmente era distribuído aos escravos à noite. Para amedrontá-los e evitar que eles não comessem a fruta na única hora que era possível, pois alegavam que era fruta nobre, que deveria ser saboreada apenas pelos Senhores, estes inventaram essa balela.


9 - Se engolir caroço de melancia, nascerá mais da fruta em sua barriga
Mito: As sementes precisam de condições especiais para germinar, como umidade, temperatura adequada, oxigênio e luz. Obviamente, na escuridão do estômago, com a ausência de alguns desses fatores, uma semente jamais brotaria dentro de sua barriga.


10 - Os sanduíches do Mc Donalds são feitos de carne de minhoca
Essa lenda que teve início na década de 70, diz que o Big Mac seria recheado com carne de minhoca, e que o governo americano, em acordo com a rede de fast food, incentivou a alimentação por carne de minhoca. O agravante é que o boato foi divulgado em uma grande rede de televisão americana. Em conseqüência o Mc Donalds teve prejuízos imediatos, tendo na época, uma redução de 30% em suas vendas. É evidente que a rede alimentícia se defendeu mostrando que tudo não passava de invenção de pessoas que queriam prejudicar as vendas do 
produto.


Por: Eduardo Moraes 

Eduardo Moraes é jornalista formado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) além de fotógrafo há 15 anos. Em seu curriculum estão o Jornal e Site Abalo, a Exposição O "T" da Questão e o Livro Avesso - Meu Lado Certo.
 
Todos os direitos reservados para © 2014 Em Neon - Site
Desenvolvido por Code Art Design by Maurício Code