Coragem e ousadia não faltam ao maquiador, professor de modelos e manequins e produtor visual Eduardo Araúju com o lançamento da mais nova edição de “Senhoras do Calendário” que completa 20 anos com destaque agora para a cultura e os costumes do povo cigano.
Um verdadeiro ‘desbravador’, Eduardo Araúju resolveu escolher os ciganos que já foram tão discriminados. Isto porque ele vem sendo colecionador só de bons resultados na defesa permanente da inclusão social nos diferentes segmentos da sociedade há mais de quatro décadas.
Inovador, ele vem atuando de maneira totalmente comprometida com todas as iniciativas que elevem a autoestima de quem foge dos padrões de beleza que já foram ditados pela moda, ao lançar a 20a edição do evento “Senhoras do Calendário”.
Desta vez, o novo evento reúne 14 modelos da maturidade com idades entre 60 e 80 anos em uma cerimônia oficial agendada para o dia 8 de novembro em Guaratiba, na Zona Oeste. Vale lembrar que Eduardo Araúju autor oficial do “Miss Plus Size Carioca” durante 15 anos.
Mulheres maduras da terceira idade, mais cheinhas, com algum tipo de deficiência física, e até síndrome de down já tiveram oportunidades de carreiras ao longo desses mais de 40 anos de trajetória ininterrupta dele.
Antes um ilustre desconhecido do público em geral, ele foi bancário e chegou a vender cosméticos para reforçar o orçamento, mas alcançou reconhecimento nacional e internacional após conhecer a cantora Elza Soares por acaso e, a partir da maquiagem que fez nela, passou a adquirir known-hown entre pincéis e batons e não parou mais.
Eduardo Araújo passou a dar aulas de modelo e manequim para mulheres 60+ no Sesi de Jacarepaguá, quando em julho de 1996 decidiu lançar as “Senhoras do Calendário” dando lugar e vez as mulheres na maturidade.
Dois anos depois, criou o concurso ‘Miss Terceira Idade de São Paulo’, ‘Miss Rio de Janeiro da Maturidade’ e ‘Rainhas das Rainhas’, todos para senhoras a partir de 61 anos.
Toda essa criatividade e autenticidade de Eduardo Araujú levaram seu nome a desfilar pelo mundo, chegando a países como Argentina, Angola, Polônia, Japão e toda a Europa.
E na vitória já obtida nesses segmentos ainda discriminados por nichos da sociedade, ele persiste e não desiste de dar voz a essas pessoas que precisam sempre ser lembradas e ter um lugar de fala.
Serviço
Projeto Senhoras do Calendário – Festa de Lançamento
Dia 8 de novembro – Sábado - Horário: 17h30
Entrada – Material de limpeza ou uma lata de leite em pó.
Tsara – Andarilho dos Ventos
Local: Rua Barros de Alarcão 501 - Pedra de Guaratiba

